Você sabe o que é Slow Food?

Com o ritmo agitado da vida moderna, acabamos condenados a obedecer rigidamente ao relógio, contando os minutos para poder cumprir prazos e executar as tarefas diárias. Em meio a toda essa agitação, muitas vezes, comer torna-se apenas mais uma destas atividades, e não o prazer natural que deveria ser.

 

Em 1986, o jornalista Carlo Petrini já percebia que os hábitos alimentares das pessoas estavam mudando, e infelizmente se adequando a esta nova rotina frenética. Ele despertou para esta questão, quando percebeu a instalação de uma rede de restaurante fast food em um tradicional ponto turístico da Itália, quebrando anos de história e tradição gastronômica do local.

 

A partir daí, reivindicando por uma vida mais saudável, o italiano teve uma ideia simples, mas revolucionária: fundar um movimento que lutasse pela manutenção da boa comida e sua ligação com alimentos naturais, defendendo o uso dos produtos da terra em oposição à “fast life” e sua comida industrializada. Nascia então, o movimento “Slow Food”.

 

 

Comer sem pressa

 

Se interpretarmos a expressão pela tradução literal do inglês, “slow food”, seria “comida devagar” ou “comida lenta”. Contudo, o significado do termo vai muito além da velocidade com que nos alimentamos, tornando-se um conjunto de princípios criados para que as pessoas comam e vivam melhor. O principal mandamento ensina que se deve reduzir o ritmo não só na hora de comer, mas também em tudo que fazemos no dia-a-dia, buscando sempre a qualidade de vida.

 

Cantina Vettorazzi apoia a ideia da boa alimentação, onde se desfruta a boa companhia saboreando cada garfada. Então que tal aderir ao movimento e fazer suas refeições mais tranquilamente?  Quando você visitar um restaurante em Criciúma como a Cantina, não deixe de aproveitar o melhor da boa gastronomia sem pressa!

 

 

Confira mais detalhes sobre o movimento no site oficial do Slow Food Brasil.