Dicas para ser um chef de sucesso!
Mais do que gosto pela cozinha e uma boa pitada de talento, os grandes chefs estudaram muito para chegarem onde estão, trabalhando, fazendo cursos, especializações, ganhando experiência e conhecimento. É um caminho árduo, que deve ser percorrido com paciência e persistência.
Mas se você quer fazer gastronomia e já estava ficando assustado, não se desespere: a Chef da Cantina Vettorazzi veio especialmente revelar sua receita para o sucesso! Confira:
1 – Graduação – Existem algumas excelentes faculdades de gastronomia geral e gastronomia italiana aqui mesmo no Brasil, mas é claro que estudar no exterior onde estão as melhores escolas gastronômicas do mundo dá um peso e tanto ao currículo! Para quem não tem tantos recursos para investir na graduação, as escolas e cursos técnicos são uma boa opção que aliam boa aprendizagem e economia.
2- Lava-pratos! – No começo da carreira, não há como escapar de certas funções não tão gloriosas, pois você ainda será inexperiente e deverá aprender aos poucos como alcançar degraus mais altos na profissão. Mas não desista, essa experiência será muito importante mais a frente!
3 – Do you parlé italiano? – Pela mistura de línguas em uma só pergunta já dá para entender que todo bom Chef deve ser quase uma Torre de Babel das linguagens! Afinal, a gastronomia é universal e para se comunicar bem, é preciso ter as palavras na ponta da língua! E pra quem pensa que vai se dar bem falando só o inglês, está enganado: o francês é a língua “oficial” da gastronomia.
4- EU QUERO! – Quem realmente quer se aventurar na cozinha não pode ter medo de criar, arriscar e deve ser curioso, ter força de vontade, pois o aprendizado acontece muito mais rápido quando se corre atrás do objetivo.
5 – Dia-a-dia – E para finalizar, não se esqueça de que à medida que você alcançar posições de comando, a cozinha irá tomar uma parte maior de seu tempo: não haverá folgas nos finais de semanas ou feriados (dependendo de seu local de trabalho); e que o salário inicial, para funções mais simplórias, geralmente não é o suficiente para bancar os custos da graduação. Mas cá entre nós, todo este esforço é recompensado quando se faz aquilo que ama, e tudo feito com amor fica mais saboroso!
E aí, achou as dicas interessantes? Tem mais algum segredo que você usa para apimentar a carreira? Conte pra gente, comente!