Conheça os diferentes tipos de massas.

Para quem ama massas e molhos como nós amamos aqui na Cantina, geralmente não importa muito o tipo de massa: o importante é o prazer de saborear todas as delícias que podem ser preparadas com elas.

 

Mas pesquisando um pouco mais a fundo, você sabia que a gente pode descobrir que existem muitas variedades de massas com diversas características diferentes? Cada qual é produzida especificamente para um tipo de preparo, e sabendo-se utilizar as massas corretamente, o resultado final pode ficar ainda mais saboroso, como se fosse servido em um verdadeiro restaurante italiano em Criciúma!

 

Nós ficamos curiosos e preparamos* uma lista para você conhecer melhor os tipos de massas. Confira:

 

 

Existem quatro grandes grupos de massas, sendo estes: Massas Secas, Massas Frescas, Massas Pré-Cozidas e Massas Instantâneas. Cada uma destas “categorias” se subdivide em outros grupos.

>> Massas secas: São massas que encontramos facilmente em diversos supermercados. As vantagens deste tipo é que não são perecíveis, rendem grandes porções, têm custo baixo e fácil preparo. Dentre as massas secas estão:

- Massa comum: Tipo mais arcaico e tradicional, que leva puramente farinha de trigo e água em sua composição.

 

- Massa de sêmola: Tipo elaborado com uma farinha de trigo nobre (chamada tipo 1), o que resulta em maior qualidade mas também maior preço.

 

- Massa com ovos: Neste tipo, são adicionados três ovos por quilo de farinha.

 

- Massa grano duro: Leva este nome porque é produzida com um trigo chamado “trigo durum”, e é ideal para pratos que se deseja o ponto al dente.

 

- Massa integral: Possui mais fibra em sua composição e é ideal para pessoas que necessitam de uma dieta diferenciada.

 

- Massa com vegetais: Coloridas naturalmente por meio da adição de vegetais na composição da massa.

 

- Massa caseira: Pode ser feita com ou sem ovos em sua composição, e é aquela feita de modo tradicional, que deixa a “pasta” mais porosa para absorver melhor os molhos.

 

 

 

 

>>Massas Frescas: São massas preparadas com ingredientes nobres como a semolina de trigo, que deixa a massa muito mais leve e macia durante o preparo. São produzidas por laminação, depois pasteurizadas ou cozidas, para aí então passarem por uma secagem parcial. Deste modo, são sempre armazenadas sob refrigeração ou em embalagens especiais. São utilizadas principalmente para preparo de ravioli, cappeletti, tagliatele e lasanha.

 

 

>>Massas Pré-cozidas: Com um princípio semelhante ao das massas instantâneas, as massas pré-cozidas passam também por um processo de cozimento prévio (por vapor ou água fervente), o que lhe atribui a vantagem do rápido preparo. Os tipos mais comuns dessa variedade são as lasanhas e as massas curtas.

 

>>Massa Instantânea: É uma massa de preparo extremamente rápido graças ao pré-cozimento que recebe durante seu processo de fabricação, que termina com uma espécie de “fritura” e a deixa sequinha novamente, pronta para ser embalada e preparada pelo consumidor. Podem ser encontradas em diversas versões (como talharim ou yakisoba) e diversos sabores.

 

 

*(Fonte: Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas)

 

Agora que você sabe tudo sobre os tipos de massas e suas variedades, que tal vir aqui na Cantina Vettorazzi provar na prática hein? Estamos esperando por você!

 

 

Gostou? Comente! :)