Como acertar na iluminação de sua cozinha

A iluminação correta faz toda diferença em uma cozinha e pode até fazer seu trabalho render mais. Uma iluminação uniforme evita a fadiga dos olhos, aumentando o rendimento das atividades nesse ambiente.

 
Em uma cozinha é necessária uma boa iluminação geral, além de luzes pontuais. A iluminação geral é aquela que permite a movimentação livre pelo ambiente e a visualização dos itens, como armários e estantes.

 
Já as luzes pontuais são importantes para diferentes áreas de trabalho no ambiente. Assim cada local receberá a iluminação necessária para sua função (bancada para preparo dos alimentos, fogão, mesa…).

 
Confira abaixo algumas dicas importantes na hora de escolher a iluminação para sua cozinha:

 
- Na cozinha existem diversos materiais com alto índice de reflexão, como pisos, vidros e eletrodomésticos, e por esse motivo deve-se optar por uma luz difusa no ambiente, evitando o excesso de reflexo.

 
- Equilibre a quantidade de luzes funcionais e decorativas. É importante que haja harmonia entre as duas para criar um ambiente agradável. Aqui na Cantina Vettorazzi, por exemplo, as luzes do ambiente tem uma intensidade agradável aos olhos, enquanto na cozinha o ambiente é mais claro para auxiliar no preparo dos alimentos.

 
- Para as bancadas é importante que as luzes possuam excelente fidelidade na reprodução de cores (IRC). Este detalhe é importante para que você possa identificar a tonalidade dos alimentos na hora de prepará-los.

 
- A Iluminação com dimmers também é uma boa opção. Dessa forma é possível variar a intensidade da luz conforme a necessidade, podendo ser diminuída em um jantar romântico, por exemplo.

 
- Escolha luzes econômicas. A iluminação da cozinha fica acessa durante um tempo considerável no dia, por isso opte por lâmpadas como as fluorescentes, que consomem menos energia.

 
Com essas dicas você poderá escolher as luzes que mais se adéquam ao seu projeto de iluminação da cozinha.