Nhoque da Fortuna – a história por trás da simpatia
Já imaginou encontrar dinheiro embaixo de um prato de nhoque? Todo dia 29 é uma esperança para os adeptos da simpatia do Nhoque da Fortuna.
Conta a história que São Pantaleão, em um dia 29 de dezembro, perambulava por um vilarejo na Itália vestido de andarilho. Faminto, procurou na casa de uma família a bondade de ofertar a ele um prato de comida.
O casal que o recebeu, mesmo desconfiado, convidou-o para sentar-se à mesa com eles. A família era pobre e não tinha muito o que comer, apenas uma pequena quantidade de nhoque que foi divida entre todos: sete nhoques para cada um.
São pantaleão comeu, agradeceu a hospitalidade do casal e foi embora. Ao retirar a mesa o casal teve uma grande surpresa, sob o prato do santo havia várias moedas de ouro.
A partir dessa lenda, todo dia 29 é tradicionalmente o Dia do Nhoque da Fortuna. Para quem deseja realizar a simpatia é muito simples: coloque uma nota de qualquer valor embaixo do prato de nhoque. Em seguida fique de pé e coma sete nhoques, um a um, fazendo um pedido a cada nhoque ingerido.
O dinheiro colocado embaixo do prato deve ser guardado até o próximo dia 29 para garantir a sorte. Depois saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano.
Se a simpatia realmente funciona não sabemos, porém quem precisa de desculpa melhor para comer um delicioso nhoque todo mês?