A taça certa para cada tipo de vinho

Muitas vezes quando bebemos um vinho em casa não nos preocupamos em qual copo ou taça vamos bebê-lo. Porém, ao recebermos visitas para um jantar especial surge a dúvida: qual a taça certa para cada tipo de vinho?

 

Até mesmo um apreciador de vinhos com algum conhecimento pode hesitar na hora de escolher a taça correta para alguns tipos da bebida. A variedade de taças é tanta que você pode se sentir um pouco confuso, porém você não precisa conhecer todas elas.

 

Mas porque existem tantas taças? Cada uma foi desenvolvida para realçar as características de cada bebida, como cor, aroma e sabor. Assim, para que seja tirado todo o proveito de um vinho é necessário usar a taça ideal.

 

Obviamente você não precisa possuir uma grande variedade de taças em sua casa para que possa degustar corretamente de um bom vinho. Aqui a principal regra é simplificar e ter os modelos que sejam adequados para os vinhos que você gosta de beber.

 

Porém o ideal é ter ao menos quatro modelos básicos, que já formarão uma variedade boa de taças para servir diversos tipos de vinhos. Tenha uma taça para brancos, uma para espumante e duas taças para vinhos tintos.

 

Abaixo você encontra alguns modelos de taças ideais para cada tipo de vinho:

 

 

As taças devem ser transparentes e nunca coloridas. Por mais belas que sejam, as taças coloridas escondem uma característica importante na degustação de um vinho: sua cor. Outro ponto importante é que a taça ideal é de cristal, e não de vidro. O cristal tem porosidade que absorve o vinho e deixa seu aroma mais evidente.

 
Seguindo as dicas acima você poderá obter as taças certas para utilizar em seu dia-a-dia e também em ocasiões especiais, aproveitando o melhor de todos os vinhos.